sexta-feira, 6 de abril de 2007

Ser diferente, aqui, é normal












Como moda é coisa séria no Japão e não há nada melhor para expressar as características e costumes de um povo do que pelo modo com o qual ele se veste, esse assunto sempre acaba despertando a curiosidade do gaijin (apertando a tecla sap: estrangeiro), que está milhas e milhas distante de sua terra natal. Nesse grupo também estão os homens, normalmente alheios a preocupações que periodicamente afetam as cabecinhas femininas, como as tendências da próxima estação. Aqui, a impressão que se tem é que a moda sai direto das passarelas para as ruas, sem paradas para quaisquer modificações no caminho. Até mesmo aquelas esquisitices que ninguém em sã consciência no Brasil se arriscaria a usar.
Apesar das coisas estranhas que já vi em Tóquio – a exemplo das garotas do bairro de Shibuya, que se pintam com uma maquiagem tão forte que deixa seus rostos marrons, diferentes da cor natural dos seus corpos (ver foto acima) -, não existe cidade mais empolgante para uma mulher que adore ir às compras. Principalmente porque usar uma simples bota já seria motivo de chacota em alguns lugares do nosso país tropical, que ainda não conseguiu desvencilhar a imagem desses desejados calçados de inverno à eterna Rainha dos Baixinhos, a Xuxa. Experiência própria dessa ex-baixinha que vos fala; no último fim de semana, por exemplo, decidi usar uma saia com botas e acabei me sentindo a própria Xuxa do Nordeste!
Bem,voltando aos asiáticos. No Ocidente, quando se fala do Japão, todos estão acostumados apenas aos populares quimonos, roupas tradicionais que continuam sendo usadas tranqüilamente nas ruas, apesar dos jovens já terem adotado um estilo mais futurista em seu cotidiano, ousadia que normalmente é acompanhada pelas mulheres “maduras”, acima dos 30, apenas nos sapatos. Afinal, há saltos para todos os gostos: vermelhos de verniz, botas de cano longo, saltos agulha e por aí vai. Uma infinidade de modelos que deixaria qualquer Arezzo com inveja.
Aqui, a moda não é restrita ao universo feminino, pois os homens também estão acostumados a criar um estilo próprio no dia-a-dia, com bolsas a tiracolo, cabelos punks ou repicados de várias cores, jaquetas de couro e outras modernices de cidade grande. Ah, óculos escuros de noite também pode, é normal. Tá, não tem sol, mas quem se importa com esse mero detalhe?
Além das esquisitices de Shibuya, outro local que merece destaque é Harajuku, onde é comum as moças tirarem dos seus guarda-roupas peças que mais parecem fantasias de Carnaval. São inúmeras mulheres vestidas como bebês de cinco anos de idade, empunhando vestidinhos cor-de-rosa com babadinhos e, nos pés, sapatos boneca, claro (tenho fotos para comprovar!). Sinceramente, uma coisa estranhíssima… Ah, também tem as colegiais – de verdade e as falsas -, que acabam inspirando os mangás eróticos, que são folheados sem o menor pudor pelo público masculino dentro dos metrôs. Ah, com tanta inovação, não tem testosterona que agüente, né?

* AS FOTOS DESTE POST, COM EXCEÇÃO DAS TRÊS PRIMEIRAS, DE MINHA AUTORIA, FORAM COLETADAS DE SITES QUE FALAM SOBRE OS BAIRROS DE TÓQUIO AQUI CITADOS, SHIBUYA E HARAJUKU. DESCULPEM TER TIDO QUE APELAR PARA A INTERNET, MAS MINHA CÂMERA AINDA NÃO É TÃO BOA PARA GARANTIR FOTOS EXCELENTES. ALGUÉM SE HABILITA A ME AJUDAR A COMPRAR UMA PROFISSIONAL?

18 comentários:

Anônimo disse...

Eae Bruna! :)

Três coisas:

1) Como assim maquiagem? Aquelas mulheres laranjas não são de bronzeamento artificial?
2) Harajuku? Hajaku!
3) Colegiais falsas? E como vou saber diferenciar das verdadeiras, caso eu decida virar pedófilo, mas não queira ser enganado?
4) Como você consegue tirar algumas dessas fotos sem que chamem o Spectreman para detê-la?

Beijos
Bruno

Anônimo disse...

Oi, Bruno!
Resposta 1 - as mulheres laranjas usam maquiagem sim, que deixa o rosto marrom! Mas eles tb devem fazer bronzeamento artificial...

R.2 - O nome é Harajuku mesmo.. kkkkk!

R.3 - Acho que você vai saber diferenciar as verdadeiras das falsas... As falsas têm, digamos, umas roupas mais safadinhas.. E se for virar pedófilo eu chamo a polícia!

R.4 - Dessas fotos que você viu, a única de minha autoria é a da mulher de quimono, porque todas as outras são da internet! Ainda não comprei uma câmera com objetiva pra tirar fotos tão próximas.. Mas vi que elas posam na maior, então vou botar a vergonha no saco e pedir pra posarem mesmo, da próxima vez!

Bjos!!!!

Bruna Siqueira

Anônimo disse...

Oi, Bruna!
Como está o casalzinho?
Olha, adorei!
É fácil criar um bom Mangá com
muitas "musas" nas ruas, nos
metrôs japoneses, pelo que vejo.
Esquece a vergonha, mesmo!
Compra logo uma câmera legal
e sai por ai fazendo boas fotos.
Ficarei de olho nas suas
"reportagens"!
Podias fazer contato com alguma
revista aqui pra mandar os
materiais que produzires e render
um título de "correspondente
informal" nas ruas do Japão.
Serginho Groismam iria adorar o
material que estás produzindo.
Ele que adora o JAPÃO, JAPÃO, JAPÃO!!!

Beijão em você e Guga.

Bruno do Amaral disse...

Heheh, valeu pelas respostas, Bruna.

E ponha a vergonha no saco reciclável, coloque na descarga automática com sonzinho eletrônico e larga a mão da frescura na hora de tirar fotos por ae, heehhe. =D

ps: notou como eu sou bom de aritimética no meu primeiro comentário? =P

Unknown disse...

Puxaaa!!! Q esquisito filha!!! Achei tudo muito legal, e acho q vc tbm deve se especializar em tirar suas próprias fotos. Um bj e muita sorteeee!!!

Anônimo disse...

Oi Bruna! Adorei o blog!!! Os textos estão muito legais. O povo do Japão é normal mesmo? Porque a pessoa andar na rua com aquelas roupas super-coloridas é demais,não é??
Acho que desde criancinha você já sabia que queria ser jornalista. Lembra dos textos que você escrevia no jornalzinho da rua???kkkkkkkk
Essa veio do fundo do baú!!!
Bjos e boa sorte!!!

Anônimo disse...

Ah, esqueci de "assinar" a mensagem acima.
Bjão
Inha

Unknown disse...

Oi Bruna,

demorei a ver teu e-mail e só li agora teu blog. Muito massa! já virei fã :)
Sempre quis saber se algumas das coisas sobre o Japão que via em filmes eram realmente verdades: colegiais na rua, tecnologia por toda parte, a solidão das pessoas, etc. Acho que agora tenho uma fonte confiável ;)
As fotos ficaram muito legais, mas explica depois como você convence as pessoas a deixar você tirar uma foto delas: vc fala que é jornalista e tal? ...se for esse o caso, eu já não te disse para parar de mentir?! :P
Além das fotos o texto também está muito bem escrito, leve e divertido.
Manda um abraço ai para Gud e fala para ele não esquecer da gente aqui...

Beijos,
---
Hermano

Anônimo disse...

Oi Bruninha!!!!

É com muita alegria no coração, que eu vejo este seu novo trabalho, com ele vc com certeza vai crescer em conhecimento, e vai ter o aprendizado de novas formas e tendencias de se viver de maneira diferente, isto é nova cultura, e tenho certeza que este seu lindo jeito de ser, vai trazer ao Japão um colorido diferente, com as cores do amor, da alegria enfim, com estes brilho maravilhoso que vc tem, e que o amor de Deus transborde em sua vida e que vc seja sensivel a ouvir a voz do seu criador, DEUS.
Um bjo no coração!!!! da um bjo em Gustavo.
Tio Valença

Anônimo disse...

Brunete!! Já estou adorando acompanhar suas percepções aí do Japão, o blog está muito legal, eu e Saulo estamos adorando ler! A escriba G7 está arrasando, hein? bju grande! Betinha

Erika disse...

Ai, que lugar faaaashion, adorei! A maquiagem é meio over, mas os figurinos e cortes de cabelos são óoootimos!

Beijos!
Erika

P.S.: gata, lê o e-mail que te mandei!

Anônimo disse...

oi, Bruna
muito legal o blog. É um mundo tão distante de nós, que aguça mesmo a curiosidade. boa sorte por aí.
bjs,
rachel motta

Mandrey disse...

Oi Bruna! adorei o blog. Gostaria de pautá-la: mostre-nos os camelôs japoneses... Se tudo aí é tão hi-tech e fuderoso, devem existir camelôs para todo tipo de buginganga.
Ah, outra curiosidade que tenho é de ver os animais do Japão: cães de estimação, peixes ornamentais, pássaros exóticos...

abração,

Bruna Siqueira disse...

Mandra, todas as pautas são bem-vindas! Olha, eu nunca vi camelô aqui não, será que eles existem? Prometo averiguar...Quanto aos bichinhos, acho que só os cachorros merecem um post, pq eles são tratados como bebês, têm carrinhos iguais aos dos babys e tudo...Ah, acho tb que eles são modificados geneticamente para caber nas casas japonesas, pq todos têm pernas curtíssimas, até as raças que existem aí no Brasil, como o Colie. Já tínhamos até comentado sobre isso! kkkk! Sugestão anotada, viu? Bjo

Anônimo disse...

Amiguinha!!!

Muito engraçado esse seu blog. Vou indicar a leitura para o povo lá do portal. Olha, aquelas criaturas vestidas de criança são mulheres de mais de 20 anos? Foi o q mais me chocou! A gueixa no metrô tb me impressionou. Pensei q era uma roupa para festas culturais e não de se usar na rua.
Ei, tô esperando o meu bolinho de arroz doce por sedex!!!

bjs para vc e para Gustavo,
Luísa

Ana Rosa disse...

bubuzte! tu saiu na rua de xuxa do nordeste? kakaka. essa eu pagava para ver...bj. Aninha

Ana Rosa disse...

Bubuzete! tu saiu de xuxa do nordeste? essa eu queria ver! kakaka. bj

Bruna Siqueira disse...

Pois é, Aninha, saí sim! hahaha! Mas nada demais não, tu sabe que jornalista adora aumentar as histórias, né? Eu só estava com botas... Beijo! Ah, Louis, respondendo à sua pergunta, as meninas que usam roupas de criança são sim mais velhas, adolescentes, jovens dos seus 20 e poucos anos. É muito estranho, viu?